SEGURO AUTOMÓVEL

Gelo no para-brisas? Saiba o que deve evitar!

Agora que as temperaturas mais baixas se fizeram sentir, partilhamos sugestões valiosas para preservar o seu veículo, em especial o para-brisas, durante o inverno. Manter o automóvel em condições ideais é crucial antes de enfrentar condições climatéricas adversas, como chuva, neve ou gelo.

No inverno, são comuns imprevistos que podem surgir antes da viagem, mas que podem ser antecipados ou enfrentados de maneira mais eficaz. Um exemplo são os vidros do carro cobertos de gelo, que podem perturbar a rotina, especialmente se o veículo estiver ao ar livre. Este fenómeno ocorre devido à diferença de temperatura entre o interior e o exterior do automóvel: à medida que a temperatura desce, a humidade presente no ar condensa, formando cristais de gelo no para-brisas.

As abordagens mais comuns para derreter o gelo incluem o uso da água do limpa para-brisas, a ativação do desembaciador ou até verter uma garrafa de água sobre os vidros. Mas será suficiente?

A evitar:

  1. Nunca use água quente para descongelar o para-brisas, pois pode provocar rachas ou mesmo a quebra do vidro devido à súbita mudança de temperatura.
  2. Abstenha-se de ligar os limpa para-brisas, pois dispersa desnecessariamente o gelo, podendo danificar as escovas.
  3. Evite a água do limpa-vidros em temperaturas negativas, pois há risco de congelar e formar uma segunda camada de gelo.
  4. Contrariamente a crenças populares, não aplique sal, pois, apesar de baixar a temperatura de fusão do gelo, pode resultar em riscos no vidro e agravar o problema.

O que fazer:

  1. Utilize um raspador para remover o gelo, uma escolha acertada nas estações mais frias. Evite cartões de crédito, pois podem danificar.
  2. Opte por água e álcool gel (duas partes de água e uma de álcool) ou líquidos anticongelantes, eficazes na dissolução do gelo.
  3. Recorra ao sistema de aquecimento do veículo, selecionando a função "desembaciar vidros". Proteja o para-brisas à noite com uma capa macia impermeável se o carro estiver ao ar livre, para evitar a acumulação de gelo.
  4. Lembre-se de nunca verter água quente sobre o vidro, pois a diferença de temperatura pode provocar rachas ou a quebra do vidro, agravando a situação.

A atenção ao seu veículo é o começo de uma condução mais segura. Agora que está mais informado, consulte-nos para verificar as condições do seu seguro automóvel e a proteção que podemos oferecer ao seu veículo (e ao seu para-brisas)!

Solicite-nos uma simulação e avalie as alternativas que colocamos ao seu dispor.

Assistencia (1)
SINISTROS
Whatsapp White