AUTOMÓVEL

O que fazer em caso de sinistro automóvel

Não é preciso mais do que uma rápida leitura das notícias para percebermos que, todos os anos, Portugal regista uma série de acidentes rodoviários, apesar dos esforços contínuos das autoridades para reduzir a sua frequência. As causas são variadas, desde as condições climáticas e do pavimento até à velocidade excessiva e às distrações dos condutores.

Quando se trata de um acidente automóvel, é comum sentirmo-nos perdidos, sem saber exatamente como agir. Quais os passos a dar? Que informações recolher? Como comunicar à seguradora? Conheça os passos cruciais a seguir num acidente de automóvel, sempre mantendo em mente que a prevenção é a melhor abordagem. E, nesse âmbito, inclui-se um seguro automóvel eficaz, aliado a uma assistência em viagem pronta a ajudar.

Lidar com um acidente rodoviário pode ser um verdadeiro desafio, mas com este artigo da BeiraDinâmica, será guiado pelos procedimentos a tomar em caso de sinistro.

O que fazer em caso de acidente: Guia passo a passo

  1. Sinalizar o acidente

Se conseguir sair do seu veículo, faça-o com cuidado, não se esquecendo de vestir o colete refletor, obrigatório por lei. Ative os quatro piscas e sinalize o acidente automóvel com o triângulo de emergência, colocado a cerca de 30 metros do local do incidente.

  1. Avaliar a situação

Um acidente automóvel pode causar danos materiais e/ou corporais. Em caso de danos corporais, chame o 112, evitando movimentar os feridos. Relativamente aos danos materiais, consoante a gravidade, contacte as autoridades e/ou os bombeiros.

  1. Recolher informações e procurar testemunhas

No local, recolha informações sobre os veículos envolvidos no acidente. Não se esqueça de apontar a marca e matrícula dos veículos envolvidos, o nome dos condutores, a seguradora e o número da apólice de cada veículo (estas informações encontram-se no para-brisas). Se o outro veículo não estiver segurado, chame imediatamente as autoridades policiais. Registe também a data, hora e local exatos do acidente. Se houver testemunhas, identifique-as e obtenha os respetivos contactos.

  1. Chegar a acordo e preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA)

A interpretação do acidente automóvel pode variar entre os intervenientes. O ideal é chegar a um acordo. Quando isso acontece, o próximo passo é preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). Cada interveniente deve ficar com uma cópia. Esta é a forma mais eficaz de resolver um acidente. No entanto, assine apenas se todas as partes concordarem com a versão dos acontecimentos. Se não houver acordo, chame as autoridades policiais ou cada condutor deve preencher a sua própria DAAA e enviá-la à seguradora do outro veículo. Nestes casos, é aconselhável incluir fotografias do local e dos danos causados. Se houver danos pessoais, chame as autoridades policiais.

  1. Comunicar o acidente à seguradora

O último passo é comunicar o sinistro à seguradora nos dias seguintes ao acidente. Deve enviar uma declaração amigável à sua companhia de seguros, através dos meios disponibilizados ou da aplicação e-SEGURNET. A participação do sinistro deve ser efetuada o mais rapidamente possível, não ultrapassando os 8 dias a contar da data do acidente de viação. Posteriormente, a seguradora poderá solicitar documentação adicional.

  1. Acidente no estrangeiro ou com matrícula estrangeira?

Os passos a seguir são quase os mesmos, acrescentando um contacto com o Gabinete Português de Carta Verde (GPCV), que opera em conjunto com a Associação Portuguesa de Seguradores (APS). Se viajar para o estrangeiro, certifique-se previamente de que o seu seguro automóvel cobre o destino. Esta informação pode ser verificada na "Carta Verde".

Mesmo em acidentes considerados "ligeiros", sabemos que o stress, as dúvidas e as incertezas podem representar obstáculos à correta sequência dos passos indicados. Como cliente BeiraDinâmica, terá o nosso apoio tanto para preencher a DAAA como para orientá-lo nos passos necessários. Entre em contacto connosco para simular a melhor solução de seguro automóvel para si!

Assistencia (1)
SINISTROS
Whatsapp White