PPR
Plano Poupança Reforma: Descubra tudo o que necessita saber!
Um plano de poupança reforma pode ser uma ótima solução de poupança caso queira poupar para o futuro e esteja preocupado com a sua reforma.
Vamos ajudá-lo a perceber o que é um PPR e como funciona!
O que é um PPR?
Um Plano de Poupança Reforma é nada mais nada menos que um instrumento financeiro que permite-lhe rentabilizar o seu dinheiro a longo prazo, pois permite juntar dinheiro até à idade da reforma, garantindo assim uma situação financeira mais estável no período da reforma. No fundo, esta é a forma tradicional de utilizar um PPR, uma vez que segue o conceito de plano de poupança a longo prazo. Quando um PPR é pensado como um complemento da reforma, quanto mais cedo começar a investir, maior será o valor amealhado quando se reformar.
Os PPR são constituídos por certificados nominativos de um fundo de poupança-reforma que pode assumir a forma de fundo de investimento mobiliário, de fundo de pensões ou, equiparadamente, de fundo autónomo de uma modalidade de seguro do Ramo Vida.
Os Plano Poupança Reforma são seguros?
Depende. Importa informar-se sobre o tipo de PPR que subscrever, uma vez que podem ser disponibilizados em formas de seguro ou fundos de investimento. Por norma, quanto maior for a rentabilidade do produto, maior é o risco associado ao capital investido. Aqui explicamos um pouco melhor:
Fundos PPR – são geridos por sociedades gestoras de fundos de investimento e não têm capital garantido. Os fundos PPR têm diferentes níveis de risco dependendo de onde se encontram investido os fundos. A retirada do montante investido pode ser realizado de uma só vez ou em várias vezes, o que torna este tipo de PPR bastante flexível na hora de resgatar o seu investimento.
Seguros PPR – são geridos por seguradoras e têm capital garantido. O dinheiro que quer investir é entregue à seguradora de uma só vez ou de forma periódica que o aplica num fundo autónomo. Graças ao capital garantido, o risco associado é baixo. O valor de rendimento pode ser mais baixo, uma vez que, geralmente, acompanha a regra das taxas de juro.
Que as vantagens tenho em subscrever um PPR?
Não é por acaso que os Planos de Poupança Reforma são vistos com bons olhos por muitos portugueses. Afinal, estamos a falar de um instrumento de poupança com inúmeras vantagens, que permite ao mais comum dos mortais rentabilizar o seu dinheiro. Se pensarmos nas principais vantagens de subscrever a um PPR, destacam-se as seguintes:
- Menor tempo despendido à procura de oportunidades de investimento;
- Ter o acompanhamento de profissionais qualificados da área, dando um maior nível de confiança na hora de investir;
- Diversidade na estrutura de cada PPR, o que abrange diversos perfis de investidor, desde os mais conservadores aos que gostam de planos mais agressivos;
- Acesso a outras oportunidades de investimento; Benefícios fiscais que permitem ir buscar um valor adicional ao seu investimento;
- Tributação mais vantajosa em relação a outros tipos de produtos.
Benefícios Fiscais dos PPR
Um dos principais benefícios dos planos de poupança reforma são as deduções no IRS que depende da idade:
- Menos de 35 anos, pode deduzir, no máximo, 400 euros, desde que aplique 2000 euros no PPR;
- Entre 35 e 50 anos, pode deduzir até 350 euros, desde que aplique 1750 euros;
- Apartir dos 50 anos, pode deduzir até 300 euros, desde que aplique 1500 euros.
Este são os benefícios fiscais à entrada de um PPR. Nestas situações, tenha em mente que se resgatar o seu PPR antecipadamente após receber este benefício, terá de devolver o valor que recebeu mais uma majoração de 10% por cada ano que obteve o benefício.
Existem contudo exepções, que se aplicam nas seguintes situações:
- em caso de doença ou desemprego;
- Se o titular tiver 60 anos ou mais;
- Em caso de reforma por velhice;
- Independentemente da idade, se o dinheiro for usado para pagar as prestações do crédito à habitação, mas não para amortizá-lo antecipadamente.
O que devo ter em conta quando escolher um PPR?
Os planos poupança reforma têm diferentes características e condições. Assim, antes de escolher o seu PPR deve informar-se e conhecer ao máximo o que cada um oferece, isto pode ajudá-lo a poupar dinheiro e rentabilizar o seu investimento. Para além disto é necessário medir o risco, pois é natural que eles existam já que investe a longo prazo, assim, é necessário conhecê-los para os corrigir quando for possível.
Entre em contacto com a BeiraDinâmica e faça a sua simulação para ter o melhor e mais barato PPR!