SEGURO AUTOMÓVEL

Sente dor lombar a conduzir? Adopte a melhor postura!

Quando conduzimos um carro pela primeira vez, dizem as melhores práticas que devemos adaptar a posição de condução às nossas características fisicas. É fundamental não só para garantir a máxima segurança ao volante, como para proteger a sua saúde a longo prazo.

À medida que se ganha experiência ao volante ou utilizamos diferentes modelos de automóveis com configurações alternativas, ganhamos por vezes hábitos que nem sempre são os mais corretos, como é o caso da posição de condução. Uma postura errada provoca maior fadiga sobre o corpo, o que a curto prazo representa dor ou desconforto com a viagem, mas a longo prazo pode significar problemas de saúde mais permanentes – à semelhança de uma má postura continuada num trabalho sedentário. Mas igualmente importante, uma correta postura ao volante permite ter maior controlo sobre o veículo, o que oferece uma maior segurança na condução.

A posição acertada

Não existe uma posição estandardizada para a condução, pois cada veículo e cada individuo possui diferentes características. Devemos sim adaptarmo-nos, seguindo simples regras:

  1. Calcanhares apoiados no chão;
  2. Pernas ligeiramente fletidas;
  3. Cinto justo;
  4. Costas bem encaixadas;
  5. Braços fletidos a 90º;
  6. Mãos paralelas;
  7. Omoplatas apoiadas;
  8. Cabeça na vertical e olhar alinhado.

Encosto

Mantenha as costas firmemente apoiadas no banco, com as omoplatas bem suportadas. Evite inclinar demasiado as costas ao conduzir, pois isso levará a uma fadiga mais rápida e dificuldade em monitorar o tráfego ao seu redor. Além disso, inclinar muito o banco pode causar tensão muscular e aumentar o risco de deslizar sob o cinto em caso de colisão. Quanto ao encosto de cabeça, ajuste-o até que a linha dos olhos esteja no meio do encosto, mantendo a cabeça na vertical e apoiada acima da nuca.

Assento

Não ajuste o assento a uma altura excessiva para evitar pressão na parte de trás dos joelhos. Mantenha as pernas ligeiramente fletidas, permitindo o uso completo dos pedais sem a necessidade de esticá-las completamente.

Cinto de segurança

A faixa superior deve ficar sobre o ombro, para não magoar o pescoço. Já a faixa inferior, deve ficar justa sem apertar demasiado.

Volante

Evite conduzir com apenas uma mão. Mantenha ambas as mãos paralelas e apoiadas no volante, como se fossem os ponteiros de um relógio às 9h15. Isso permite movimentar o volante de maneira rápida e segura, quando necessário. Quanto aos polegares, mantenha-os apoiados no topo do círculo do volante. Como regra geral para determinar a distância adequada do volante, estenda os braços até o topo do volante, certificando-se de que os pulsos estão apoiados nele, para garantir a perfeita distância para o volante.

Espelhos retrovisores

Em relação aos espelhos retrovisores exteriores, deve ser possível ver a linha do horizonte no centro do espelho, e o mínimo possível da carroçaria do carro, procurando evitar ângulos mortos. Quando ao espelho interior, deve procurar visualizar todo o ambiente atrás do seu carro.

Este é um dos vários pequenos passos que devemos rever e ter em atenção para garantir a melhor segurança para a sua viagem. E porque existem muitas contratempos e situação que não dependem apenas de si e das suas ações, entre em contacto com a BeiraDinâmica para conhecer as melhores soluções de seguro automóvel que temos para si!

Assistencia (1)
SINISTROS
Whatsapp White